Administrar o tempo de prova é desafio que participantes do Enem têm de saber superar

Arquivado em: Educação,Geral |
Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Está chegando a hora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o participante se sair bem, precisa conhecer a prova e planejar a resolução dentro do tempo disponível. O Enem é realizado em dois dias. Este ano, está marcado para os dias 24 e 25 próximos.
Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
De acordo com o professor George Gonçalves, coordenador de turmas de ensino médio, como a prova concentra muitas matérias e conteúdos, a dica é administrar bem o tempo para conseguir concluí-la no horário determinado. “Não é só resolver a prova, é procurar caminhos mais rápidos que vão dar aquela solução ou permitir ao estudante chegar àquela resposta”, diz. “Então, às vezes, não é necessário chegar ao final da resolução da questão para chegar à alternativa correta da mesma.”
O professor de matemática Marden Júnior explica que o tempo é um dos desafios que o participante precisa superar. “Mesmo que ele esteja muito bem treinado, vai chegar lá na questão 40 com o tempo estourado”, afirma. “A estratégia está em dar uma lida completa na prova, olhar as questões, classificar como médias, fáceis e difíceis e fazer primeiro as fáceis para não dar sopa ao azar.”
Horário — Considerado, sempre, o horário oficial de Brasília, a aplicação das provas começará às 13h30. Os candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação.
Os candidatos devem verificar as diferenças resultantes do horário de verão, que então estará em vigor. Ou seja, dos horários locais em relação ao da capital federal. Este ano, o horário de verão começará à zero hora do dia 18 próximo.
Diferente dos anos anteriores, o cartão de confirmação do Enem terá formato digital. Com isso, os participantes devem buscar o acesso ao sistema de inscrição do exame pela internet — nas edições anteriores, o comprovante era enviado pelos Correios.
Acesso — O Exame Nacional do Ensino Médio é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar vaga na educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Fonte: Ministério da Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *