Caboclinhos recebem título de patrimônio imaterial brasileiro

Arquivado em: Divulgação,Geral |
Imagem: Isabella Valle/Sec. de Cultura de Pernambuco

Imagem: Isabella Valle/Sec. de Cultura de Pernambuco

A manifestação cultural dos Caboclinhos recebeu, na quinta-feira (22), o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em cerimônia na Praça da República, em Recife (PE).
“A gente agradece muito ao governo federal e do estado por acreditar que a nossa manifestação é tão relevante para o País. Isso deixa os Caboclinhos orgulhosos, enriquecendo nossa tradição”, afirmou o presidente da Associação Carnavalesca dos Caboclinhos e Índios de Pernambuco, Erivaldo Francisco de Oliveira.
Caboclinhos é uma performance artística típica da Região Metropolitana de Recife e da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A manifestação reúne elementos de dança e música, apresenta narrativas de guerreiros e heróis e é conhecida principalmente por sua presença marcante no carnaval.
A prática, existente desde o final do século XIX, manifesta forte influência religiosa afro-indígena-brasileira, ancorada no culto a Jurema, com entidades espirituais denominadas Caboclos.
Os instrumentos musicais são outra singularidade da expressão cultural, sendo o Caracaxá e a Preaca, por exemplo, exclusivos dos Caboclinhos.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

Deixe uma resposta