Censo da Educação Superior 2016 inicia coleta de dados

Arquivado em: Educação,Geral |
Inep

Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o sistema eletrônico de coleta de dados do Censo da Educação Superior 2016. Todas as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, sejam elas públicas ou particulares, deverão preencher as informações. As Universidades Federais têm até o dia 7 de abril para inserir as informações e as demais IES até o dia 20 de abril.
Após a divulgação oficial dos dados consolidados do Censo da Educação Superior (Censup), a informação prestada pela IES passa a figurar como estatística oficial da Educação Superior, não sendo possível realizar qualquer inclusão, exclusão ou alteração nesses dados. O representante legal da IES é responsável pela exatidão e fidedignidade das informações.
Já o preenchimento dos dados é uma responsabilidade do Pesquisador Institucional (PI), representante oficial da IES junto ao Inep. É o PI que responde aos questionários eletrônicos do sistema Censup, verifica e corrige possíveis inconsistências e responde qualquer questionamento.
Censup – O Censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies, e as bolsas da Capes. Ele também subsidia a avaliação, a supervisão e o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da Educação Superior. Os dados do Censo também compõem o Indicador Aluno Equivalente – Graduação, utilizado para a distribuição de recursos orçamentários para as universidades federais.
Clique aqui para acessar o Sistema Censup 2016
Clique aqui para acessar  manuais, glossários, questionários, leiautes de migração e tutorial em vídeo.

Fonte: Inep

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *