Exposição fotográfica internacional mostra belezas da Serra da Capivara

Arquivado em: Geral,Piauí |
O Governo do Piauí, através da Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM), em parceria com o Instituto Ecológico Caatinga (IEC), ProBrasil, Teresina Shopping, Fundação Museu do Homem Americano e vários outros apoiadores apresentam ao público piauiense e visitantes uma versão da exposição em cartaz na Alemanha “Seriam os Piauienses da Serra da Capivara os Homens Mais Antigos das Américas?”. A solenidade de abertura da exposição será no próximo dia 1º de julho e ficará aberta ao público, no Teresina Shopping, no período de 2 de julho a 10 de agosto, com entrada gratuita.
A exposição mostra os trabalhos de pesquisa da Fundação Museu do Homem Americano, através da coordenação das arqueólogas Niéde Guidon, Anne-Marie Pessis e Gabriela Martin, que lideram uma equipe multidisciplinar de alto nível em pleno sertão nordestino. São destaques nas imagens parte do acervo cientifico da entidade, mas também o mundo fascinante das paisagens e homens que representam a tradição local.
A mostra começou na Embaixada do Brasil em Berlim, capital da Alemanha, e tem calendário de atividades na Europa até o dia 8 de abril de 2018, onde será encerrada na cidade de Bonn, sede da DFG, a maior agência alemã de pesquisa científica. As fotos da exposição mostram, de uma maneira impressionante, a importância do patrimônio cultural da região da Serra da Capivara para a arqueologia, biodiversidade e cultura do Brasil e muito além.
Sobre a repercussão da exposição na Europa, André Pessoa afirma que foi positiva. “Fui avisado que muitas escolas levaram seus alunos para ver. Estou satisfeito em saber que o público europeu valoriza e gosta de conhecer esses lugares que são patrimônios da humanidade. Acho que o turismo no Piauí tem um grande potencial. A ideia de trazer a exposição para Teresina é uma clara demonstração de que o povo piauiense, que abriga e protege esse patrimônio, merece ver a beleza de suas paisagens e as descobertas científicas”, destaca.
André Pessoa é fotojornalista especializado em reportagens ambientais com trabalhos publicados em livros, emissoras de televisão, jornais e revistas no Brasil e exterior. Já esteve documentando a natureza, a cultura e a história de países como o Egito, Grécia, Polônia, Costa Rica, Alemanha, África do Sul, Turquia, México, República Tcheca, Jordânia, Cuba, entre outros.

Fonte: CCOM – Aline Medeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *