Foguete que levará cápsula de estudos sobre o planeta Marte está posicionado para lançamento

Arquivado em: Geral,Mundo |
201311160001hq
A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) transportou hoje (16), para a plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, no estado da Flórida, o foguete de lançamento Atlas 5, que partirá na próxima segunda-feira (18) para Marte, levando a cápsula Maven.

O lançamento está marcado para as 16h28, horário de Brasília. A Maven permanecerá dez meses em Marte para estudar as mudanças climáticas do planeta. Seu nome é a sigla da denominação em inglês para Evolução Atmosférica e Volátil de Marte.

O objetivo é coletar dados que permitam dizer como Marte transformou-se no deserto frio que é hoje e a explicar como o clima mudou devido à perda de gases atmosféricos. A missão começa de fato em setembro do ano que vem, quando a Maven alcançará a órbita do Planeta Vermelho.

Até agora, as pesquisas indicam que Marte foi um planeta com água, mas a influência do Sol e outros fatores fizeram com que não exista mais água no planeta.

O Atlas 5 tem 57,3 metros de altura e foi posicionado verticalmente no início da tarde deste sábado. Com isso, concluiu-se o trabalho de pré-lançamento, só faltando carregar a bateria da espaçonave – o que ocorrerá a partir de agora até a hora do lançamento.

De acordo com os meteorologistas, há 60% de probabilidade de que as condições do tempo estejam favoráveis na hora da partida.

*Com informações da Agência Lusa
Agência Brasil

Deixe uma resposta