Governo acaba com falta d’água no litoral piauiense

Arquivado em: Geral,Piauí |
Estação de Tratamemnto de Água de Parnaíba (Foto:Paulo Barros)

Estação de Tratamemnto de Água de Parnaíba (Foto:Paulo Barros)

A entrada em funcionamento de uma quarta estação de tratamento vai garantir em definitivo o abastecimento de água às cidades de Parnaíba e Luís Correia, no litoral do Piauí, inclusive em períodos de grandes fluxos turísticos, como nas férias escolares de julho e no Reveillon.

“Não podemos admitir que o litoral, nosso principal destino turístico, ainda enfrente transtornos com falta d’água. Trabalhamos muito e acabamos com esse problema”,  comemora o governador Wilson Martins.

A nova estação, construída pelo Governo do Estado, através da Agespisa, tem capacidade para tratar mil litros de água por segundo, volume bem superior aos 400 litros tratados, atualmente, pelas três estações que funcionam em Parnaíba.

As estações 1, 2 e 3, que hoje abastecem Parnaíba, serão transformadas em centros de reservação e distribuição de água, eliminando a possibilidade da cidade ficar sem água pronta para consumo. A partir do fim deste ano, a população começará a sentir o impacto do novo sistema em suas torneiras.

O Governo está investindo R$ 4,5 milhões na construção da nova estação, que também vai garantir água para a adutora do litoral, que abastecerá todas as cidades litorâneas do estado, de Parnaíba a Cajueiro da Praia, atendendo ainda todas as comunidades localizadas ao longo de seu trajeto. Na construção da adutora serão aplicados R$ 28 milhões.

Estação de Tratamemnto de água de Parnaíba( Foto: Paulo Barros)

Estação de Tratamemnto de água de Parnaíba( Foto: Paulo Barros)

Férias

Para o período de férias – época de maior afluência de pessoas a Parnaíba e Luís Correia – o Governo adotou ações preventivas. Além da revisão de todo o sistema de bombeamento e reforço das equipes, estão sendo contratados quatro grupos de geradores, dois deles para Luís Correia.  O terceiro será montado na estação de reservação e distribuição de Parnaíba e o outro na praia de Barra Grande.

“Em julho, pela primeira vez em vinte anos, não tivemos problemas de falta d’água no litoral do Piauí. Ação do Governo foi eficiente e daqui para a frente não teremos mais os transtornos de antigamente”, ressalta Cirilo Albuquerque, gerente da unidade da Agespisa em Parnaíba.

Além disso, o governador Wilson Martins já determinou a ampliação da rede de distribuição de água da rede urbana de Parnaíba, levando água a mais 25 mil moradores, atendendo bairros como Montserrat, Raul Bacelar  e João Paulo II, que representam a nova área de expansão da cidade  e ainda não contam com os serviços da Agespisa.

Francisco Leal – Ccom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *