Inep prorroga prazo para envio de dados do Censo Escolar

Arquivado em: Educação,Geral |

Imagem Elza Fiúza/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até a próxima terça-feira (25) o envio de dados de estudantes, pelas escolas de educação básica, para o Censo Escolar.
Nesta etapa, os responsáveis pelas unidades de ensino devem preencher as informações no módulo “Situação do Aluno”. Nesta edição, o Inep coleta informações sobre o rendimento e movimento dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar no fim do ano passado.
A recomendação da Coordenação Geral do Censo Escolar é de que os usuários do sistema Educacenso utilizem o tempo extra para conferência e correções de possíveis erros na informação de rendimento alcançado pelos alunos declarados no Censo Escolar 2016.
Censo Escolar
O Censo Escolar detalha o número de matrículas iniciais na educação básica das redes públicas municipal e estadual. Os dados são referentes a creches, pré-escola, ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos e educação especial. Abrange, também, as áreas urbanas e rurais e a educação em tempo parcial e integral. O levantamento é feito anualmente.
Contabilizar o número das matrículas é fundamental para o repasse de recursos e a execução de programas e políticas públicas na área da educação, como a distribuição de livros, o transporte escolar, a instalação de bibliotecas e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
As escolas que não preencherem a situação do aluno podem ficar de fora das estatísticas oficiais que servem de base para o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono, e para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep, MEC e Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *