Instituições de ensino superior podem aderir ao Prouni até 6 de dezembro

Arquivado em: Educação,Geral |

segunda-chamada-do-prouniAs instituições de ensino superior que quiserem aderir ao Prouni (Programa Universidade para Todos) devem emitir o termo de adesão entre o dia 18 de novembro e 6 de dezembro. O MEC (Ministério da Educação) definiu regras e procedimentos para instituições de ensino superior em uma portaria publicada na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial da União.

Para aderir ao programa, as mantenedoras devem manifestar interesse entre o dia 18 e 29 de novembro na página eletrônica do Sisprouni. A adesão é válida para o primeiro semestre de 2014.

As informações que serão usadas no cadastro são retiradas do e-MEC das instituições e dos cursos superiores.

A portaria estabelece procedimentos adicionais e detalhamentos sobre o termo aditivo, incluindo regras e requisitos mínimos para as instituições de ensino superior estarem aptas a receber estudantes do programa.

Programa

No segundo semestre de 2013, o Prouni ofereceu 90 mil bolsas, das quais 55,7 mil são integrais em todas as unidades da federação.

O programa oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. São habilitados a participar estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista.

Também é pré-requisito ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anteriro ao período da matrícula e atingido pontuação mínima, além de não ter zerado a nota da redação. Para concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

UOL

Deixe uma resposta