MEC divulga prazos e procedimentos do ENADE 2017

Arquivado em: Educação,Geral |

ENADE – Imagem ilustrativa.

O Ministério da Educação (Mec) disponibilizou nesta segunda-feira (19) o edital do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) com prazos e procedimentos da avaliação de 2017. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) com data marcada para a prova no dia 26 de novembro, em todo país.
O ENADE é um exame obrigatório para os cursos de graduação com objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes e dos cursos com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, as habilidades e competências adquiridas na formação do discente de cada instituição de ensino superior.
Segundo a legislação, para o exame devem ser inscritos os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes dos cursos avaliados na edição, e os estudantes irregulares. “No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação do Enade”, afirma o Mec.
De acordo com o INEP ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), essa é a primeira vez que o Enade tem um edital com diretrizes e procedimentos. Além disso, este ano, o ENADE traz uma novidade, por dar a oportunidade ao estudante também fazer parte do processo de inscrição, com atualização do cadastro sobre informações pessoais e acadêmicas.
De acordo como edital, as coordenações dos cursos devem realizar as inscrições dos estudantes irregulares de anos anteriores e dos estudantes ingressantes regulares, no período de 19 de junho e 11 de agosto. As inscrição dos estudantes concluintes regulares, serão de 10 de julho a 11 de agosto, também feitas pelas coordenações. Já o cadastro feito pelos estudantes será no período de 14 de agosto a 26 de novembro, até às 23h59 (Horário de Brasília).
Na UESPI, os cursos que farão o exame serão Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Português, Letras Inglês, Letras Espanhol, Matemática, Química, Pedagogia, e Educação Física.
No cadastro destinado aos estudantes, o aluno que faz dois cursos de graduação deve optar somente por um deles para ser avaliado. Nas edições anteriores, essa escolha era feita no dia da prova. O Inep também informa que o prazo para os estudantes fazerem as solicitações de atendimento especializado será entre os dias 14 de agosto a 3 de setembro.
UESPI mais ENADE
O Programa de Extensão “UESPI mais ENADE” percorre os campi da universidade dando sequência ao ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. O Pró-reitor da Pró-reitoria de Planejamento e Finanças (Proplan), Prof. Dr. Paulo Henrique Pinheiro, destaca que a atividade faz parte do Programa UESPI + ENADE que desde 2015 está discutindo a modelagem do ENADE e o estilo de prova do exame que será aplicado em novembro/2017, com professores e alunos dos 12 campi da IES.
A última oficina ocorreu no dia 14/06 no campus Alexandre Alves Oliveira, em Parnaíba. A próxima oficina será  realizada hoje (20) no campus Possidônio Queiróz, em Oeiras.  As ações visam provocar percepções positivas sobre o ENADE e  demostrar o impacto que o exame tem nos indicadores de qualidade dos cursos da UESPI.
Confira o EDITAL do ENADE

Fonte: Assessoria de Comunicação – UESPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *