Melancia é um bom alimento para o período de Carnaval

Arquivado em: Geral,Local |
Melancia é comercializada na Ceapi(Foto:Ascom Ceapi)

Melancia é comercializada na Ceapi (Foto:Ascom Ceapi)

No período de Carnaval é importante ter cuidado com a hidratação: ingerir bastante água, frutas e optar por um cardápio leve. Uma fruta de boa saída no mercado da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) nesta época do ano é a melancia. A fruta é rica em vitamina A, importante para a saúde dos olhos e ajuda o sistema de defesa do organismo.
De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (22) pela Diretoria Técnico-Operacional do órgão, os estados que mais ofertaram melancia no ano de 2016 na central piauiense foram Pernambuco, Bahia e Ceará. O preço médio da fruta foi de R$ 0,70 o quilo.
Segundo Justina Vale, diretora de mercado, a tendência de preço se mantém neste ano. “Não houve ainda variação no preço da melancia e ela se manteve na mesma média, a princípio, do ano passado que é R$ 0,70 o quilograma”, completa a diretora.
Segundo Justina, somente no ano de 2016, ao todo, foram comercializadas 18.889 toneladas da fruta. “A melancia é uma das cinco frutas mais comercializadas na Ceapi. Geralmente, a fruta ocupa a terceira posição da lista de mais vendidas, perdendo apenas para banana e laranja”, explica  a diretora. “No mês de janeiro deste ano, foram comercializadas 2,132 toneladas do produto e a expectativa é que as vendas de fevereiro sejam ainda maior, mesmo o mês sendo o menor do ano. Tudo por conta da maior hidratação dos foliões nesta época do ano”, acrescenta  Vale. 
Os benefícios da melancia são grandes. Possui substâncias antioxidantes, que contém uma ação protetora contra o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer. A nutricionista Ágatha Crystian diz que “existe uma ação protetora em relação às doenças cardiovasculares. Outras pesquisas mostram uma associação entre o licopeno e a diminuição do risco de câncer de próstata. A melancia ainda possui ferro, essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue. Contém potássio, que atua como regulador da pressão. E o magnésio, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. A fruta também auxilia na hidratação, podendo ser considerado um diurético natural, pois possui alta quantidade de água em sua composição. Por isso, a recomendação da sua ingestão nesta época de folia de Momo”.
Mais de 50 estabelecimentos, entre bancas e boxes, da Central de Abastecimento do Piauí vendem e revendem melancia. O mercado fica localizado na avenida Henry Wall de Carvalho, número 5000, bairro Tabuleta, zona Sul de Teresina, e funciona das 3h até as 12h. Mais informações pelo telefone (86) 3220-5832.

Fonte: Juliana Diniz – CCOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *