Parnaíba sedia Encontro Unificado de Computação

Arquivado em: Geral,Local |
(Foto:Ascom Fapepi)

(Foto:Ascom Fapepi)

A solenidade de abertura do VIII Encontro Unificado de Computação (Enucomp 2015) ocorreu na noite dessa quarta-feira (28), no Estádio do Verdinho, na cidade de Parnaíba. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes, fez parte da mesa de honra do evento. Na ocasião, o presidente lembrou que o Enucomp é um dos eventos apoiados pela Fapepi por meio do Programa de Auxílio para Organização de Reunião Científica (edital nº 003/2015) e que o programa vem contribuindo para a interiorização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
“A Fapepi sente-se honrada em apoiar e participar desse evento. É um incentivo para a gente continuar cada vez mais fomentando esses encontros, para qualificar melhor nossos alunos e professores”, afirmou Francisco Guedes.
A Inovação e o Empreendedorismo são os temas norteadores da edição 2015 do Enucomp, que neste ano está sendo realizado conjuntamente com a “Feira do Empreendedorismo” do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI). “Quando planejamos esta edição, nós procuramos uma temática e a que nós identificamos como prioritária, até pelo próprio cenário da área de tecnologia, é o segmento de inovação e principalmente a palavra “startups”, lembrou o professor Rodrigo Baluz, coordenador geral do evento.
De acordo com Rodrigo Baluz, parcerias e apoios são fundamentais para a realização do Enucomp. “O Encontro, a cada edição, vem crescendo, vem se consolidando, principalmente no que tange às instituições de fomento. Na edição 2015, nós temos a parceria do Sebrae, o apoio da Sociedade Brasileira de Computação, nós temos o projeto aprovado pela Fapepi, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dentre outros. Então, já faz parte do calendário de eventos do estado do Piauí”, ressaltou.
A programação do Encontro encerra nesta sexta-feira (30) e contempla palestras, minicursos e apresentações culturais.  Neste ano, a organização do evento deu destaque para a Corrida de Startups, direcionada a novos produtos para o segmento do turismo, e a Zona Empreendedora, com espaço para validação de modelos de negócios e apresentação pitchs.
Palestra de Abertura
Ney Paranaguá, membro e co-fundador da empresa Infoway, ministrou a palestra de abertura da oitava edição Enucomp, intitulada “Inovação com Pessoas”. Durante sua fala, Ney Paranaguá desconstruiu algumas ideias formadas sobre inovação.
“A inovação é um fenômeno que acontece exclusivamente por iniciativa das pessoas. Então, não é intensivo em capital e nem intensivo em estrutura, e sim em atitude das pessoas. Eu acredito que incorporar, internalizar essa forma de ver a inovação no nosso estado do Piauí, que tem alguma dificuldade com infraestrutura, é um atalho fabuloso para que nós possamos ser competidores em escala global. É isso que eu defendo”, frisou Ney Paranaguá.
Klendon Medeiros da Silva, professor de Informática do Colégio Técnico da Universidade Federal do Piauí (UFPI) campus de Bom Jesus, inscreveu todos seus alunos no Enucomp 2015. “São 12 alunos e é a primeira vez que eles estão participando. É um incentivo para eles entenderem como funciona a área da computação. Esse evento abre a cabeça do aluno para essa área que é bem abrangente e complexa também”, declarou.
Um dos 12 alunos do professor Klendon é Thales José Souza. Para o garoto, que está cursando o 2º período do Curso Técnico de Informática, participar do Enucomp é uma excelente oportunidade. “Acho que é importante esse evento e é a primeira vez que venho. É uma oportunidade para abrir a mente sobre a área do empreendedorismo e com certeza vai ser bom para o currículo”, comentou.

Fonte: Ascom Fapepi

Deixe uma resposta