Sudarpi abre inscrições para catálogo piauiense de artesãos

Arquivado em: Geral,Piauí |

Arte Santeira (Marcelo Cardoso)

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) em parceria com a Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCOM), está com inscrições abertas para artesãos que querem inscrever trabalhos para o 1º catálogo piauiense. As peças a serem escolhidas devem estar entre as categorias de artesanato tradicional, popular, quilombola e de referência cultural e devem ser inscritas até o dia 2 de outubro.
O artesão deve possuir a carteira nacional de artesão para realizar a inscrição, além de levar cópias de RG, CPF, comprovante de residência e no mínimo cinco fotos em alta resolução de duas ou mais peças, na sede da Sudarpi. Os artesãos que residem em outros municípios além de Teresina podem enviar a documentação via correios.
A Sudarpi nomeará uma comissão de curadores que julgarão e escolherão as peças através da análise das fotos. Os selecionados para a produção final devem fornecer de forma escrita os detalhes da obra.
As peças devem estar dentro das seguintes categorias: artesanato tradicional, produção de origem familiar ou comunitária transmitida de geração em geração, pode ser bordado em ponto cruz, crochê, tecelagem, etc; popular, caracteriza por não ser produzida em série e não ter como objetivo principal o ganho econômico, ou seja, esculturas regionais; artesanato quilombola, que é o resultado do trabalho feito coletivamente por membros de remanescentes dos quilombos e artesanato de referência cultural, produção decorrente do desgaste ou da releitura de elementos culturais por meio da iconografia ou pelo emprego de técnicas tradicionais, como arte santeira, licores e doces e opala.
Para maiores informações os interessados devem se dirigir a sede da Sudarpi localizada na central de artesanato mestre Dezinho ou pelo telefone: (086) 3222-5772.

Fonte: Marisa Oliveira – CCOM