Teresina e Parnaíba realizam solenidades pelo Dia do Piauí

Arquivado em: Geral,Local |
(Foto:Paulo Barros)

(Foto:Paulo Barros)

As cidades de Teresina e Parnaíba realizam solenidades alusivas ao 193º Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil contará com solenidade cívico-militar, missa em ação de graças e Cerimonia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença.
Em Parnaíba, acontecerá a Cerimonia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no domingo (18), no auditório da Associação Comercial de Parnaíba. E na segunda-feira (19), Solenidade Cívico Militar em homenagem aos heróis do 19 de Outubro de 1822, às 7h30, na Praça da Graça, seguida de Missa em Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora da Graça.
Já em Teresina, a missa em Ação de Graças acontecerá na Catedral de Nossa Senhora das Dores, às 17h e a Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença acontecerá no Complexo Cultural do Teatro 4 de Setembro, às 19h.
Dia
O dia 19 de Outubro foi instituído como Dia do Piauí por meio de projeto de lei de autoria do então deputado estadual José Auto de Abreu e aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).  Esta é a data em que a Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, aderindo à Independência do Brasil. O grito libertário dos parnaibanos foi liderado pelo presidente da Câmara, João Cândido de Deus e Silva, pelo fazendeiro Simplício Dias da Silva, pelos capitães Domingos Dias da Silva e Bernardo de Freitas Caldas e pelo tenente Joaquim Timóteo de Brito.
Para o governador Wellington Dias, um povo que não tem orgulho do seu passado nunca terá firmeza de lidar com o presente e com o futuro. Ele destaca ainda que a história do Piauí conta com a participação de homens e mulheres que lutam no seu dia a dia para fazer um Piauí melhor. “Por isso, nesta data, aproveitamos para homenagear os heróis do passado e do presente. A maior riqueza é a nossa gente”, enfatiza.
Confira os os homenageados em Parnaíba e Teresina:
Parnaíba
Cavaleiro
Aldenita Carvalho e Silva, Francisco Antônio Ferreira de Souza, Francisco Araújo de Sousa, João Ricardo Pinto Sousa, Kairo Amaral Rezende, Lourival Felipe Sales Silva, Lucas Gualberto Gomes Nascimento, Marcos Paulo de Castro Costa, Miriam de Jesus Mesquita.
Oficial
Aristóteles Monte Fontes Ibiapina, Darival Grangeiro Cruz Júnior, Francisca das Chagas Castelo Branco Neta, Gustavo Costa e Silva, Gustavo e Silva Nogueira Lima, José de Arimatéa Pereira da Costa, José Gonçalves de Sousa, Marcelo Carvalho Sombra, Maria da Conceição Carvalho Neta, Marilda Pessôa Araújo, Mário Vieira de Carvalho, Naílton Passos Brito, Stayllon Rodrigues de Sales, Yuri Eulálio Araújo.
Comendador
Antonio Luiz Soares Santos, José Hélio de Carvalho Oliveira, Miguel Elmokdisi Sobrinho, Paulo Aírton Cordeiro de Sousa, Paulo Roberto Cardoso de Sousa, Roberto Cajubá da Costa Britto.
Teresina
Cavaleiro
Gercina Aires Barbosa, Izael Francisco de Brito Araújo, Jamira Ibiapina Caddah, Maria Bernadete e Silva Souza
Oficial
Carlos Alberto Holanda Martins, Elton Maciel de Sousa, Francisco das Chagas Lopes, Francisco de Oliveira Braga, James Andrade Pereira,Jany Alves Soares de Almendra Freitas,  Josep Arrey, Léojes Albert Carvalho Rosal, Lívia Guimarães Pacheco, Luiza Cecília de Carvalho, Manoel Antônio de Freitas, Maristela Gruber, Maurício Bezerra Silva, Osmir Pierot, Renato Alves Vieira, Ricardo José Melo de Moura Junior, Salvador de Carvalho Rodrigues, Sildemônio Alves Ribeiro, Valdecir Braga Araújo, Walter de Sá Cavalcante Junior, Wânya Sales de Oliveira Carvalho
Comendador
Adélman de Barros Villa, Alípio José de Melo Castelo Branco Júnior, Aluísio Ferraz Arcoverde, Antonio Adala Carnib, Daniel Carvalho Oliveira Valente, Nilson Fonseca Miranda. Raimunda Rodrigues
Grã-Cruz
Marcelo de Carvalho Miranda, Paulo Sardinha Mourão

Fonte: Tamyres Rebeca-CCom

Deixe uma resposta