Teste detecta presença do agente da tuberculose em duas horas

Arquivado em: Geral,Politíca |
jjjjjj
Em apenas duas horas, já é possível saber se o paciente tem tuberculose. O resultado é dado a partir dos testes disponíveis em todas as capitais do País e nos municípios com maior número de casos da doença. O equipamento que realiza a checagem faz parte da estratégia para o controle da tuberculose do Ministério da Saúde.
Cerca de 640 mil testes são realizados por ano. O coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, explica o procedimento. “Chegaram ao Brasil em março do ano passado essas máquinas e ao longo do ano distribuímos essas máquinas para 94 municípios que concentram mais de 55% de todos os casos de tuberculose do País. E hoje, nesses municípios, nós já temos o diagnóstico em cerca de duas horas.”
A técnica de laboratório do Centro Municipal de Saúde Hélio Pelegrino, no Rio de Janeiro, Fernanda Campos, conta que a alta sensibilidade do exame para detectar a tuberculose tem contribuído para que os diagnósticos da doença no município sejam feitos rapidamente. “Devido à sensibilidade ser maior que o exame que vinha sendo utilizado, isso ganha tempo no tratamento e o diagnóstico preciso em qualquer estágio da doença, ou paciente que está no início do contágio você consegue detectar.”
O teste rápido da tuberculose está disponível em todas as capitais do país e em 94 municípios. Saiba mais sobre os esforços do governo no combate à doença e a diminuição da taxa de mortalidade.
Fonte: Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *